Mise à nu par l’action, Uso da obra Retrato

Portfolio

Uso do Retrato, 2008
Photo ©Pierre Guibert

Instruções de uso:

Pegar na obra-retrato, transportar o retrato.


Imagem e olhar, objecto e imaginação: é através desta deflexão, deste movimento duplo, que a arte-uso de Wengorovius faz incidir simultaneamente a nossa atenção e o nosso interesse sobre ambos, o objecto olhado e o nosso olhar. A atenção que prestamos, ao que prestamos a nossa atenção, e como prestamos atenção, não podem ser separados uns dos outros na arte-uso de Wengorovius.

Os objectos que Wengorovius fabrica e utiliza não são entidades externas contemplativas que parecem existir na sua completude, de forma autónoma, independentemente de qualquer funcionalidade (como, por exemplo, Theodore Adorno exige para uma arte crítica), nem são imagens que simplesmente capturam e absorvem a nossa atenção, exaurindo a nossa subjectividade no brilho ofuscante do seu fascínio interno (tal como Michael Fried estipula para a designação de «absorção»), nem pedem simplesmente que geremos as nossas próprias narrativas num teatro interno ocasionado pelo nosso encontro com eles (tal como na crítica do minimalismo de Fried).
Na qualidade de objectos e de imagens para uso, as obras de Wengorovius são espelhos de atenção, que reflectem a própria atenção de volta para si mesma, mas com uma transformação que a altera inteiramente do seu estado «natural» de interesse não reflexivo; eles requerem um uso da própria imaginação para capturar a imaginação e algo mais para além dela.

Suhail Malik,
in Revolution in Use, 2009

Instalação na colecção do Museu da Presidência.