Um projeto de Marta Wengorovius em colaboração com o arquiteto Nuno Malato. Esta residência artística envolve a comunidade local entre 30 Maio e 5 Junho 2016, dia da apresentação pelas 17:30h.
Espaço que Sou é uma residência artística aberta à comunidade que faz parte de um projecto mais alargado intitulado Um, dois e muitos – uma ilha em exposição, projecto que a artista tem vindo a desenvolver em colaboração com o Museu Carlos Machado e especialistas de diferentes áreas científicas, e com o Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea, e que será inaugurado e exposto a 31 Agosto 2016.
Espaço que Sou é uma reflexão artística sobre o espaço e a atenção. Surge da ideia que somos um espaço vivenciado, que somos aquilo a que damos atenção. Uma interacção constante entre o espaço interior e o espaço exterior ao corpo – como desenhar esse espaço? Como lhe dar corpo? Como criar uma obra que nos faça desenhar em nós mesmos? A que damos atenção? E como descobrirmos em conjunto a que damos atenção? O que nos habita e o que habitamos?
Nesta residência, a artista e o arquiteto desenvolvem em oficina a noção do Espaço que Sou, num diálogo a dois e no colectivo, trabalhando com a comunidade em diferentes grupos etários.