Um, Dois e Muitos
Exposição
08 Maio até 1 Julho 2018
Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica, 56/58,
1250-102 Lisboa
Nesta exposição reúnem-se obras que Marta Wengorovius realizou desde 2012, numa investigação continuada em redor da questão da atenção, da orientação e do mapeamento. Usando meios muito diferentes, a artista remete para uma frase-conceito que pode servir como chave hermenêutica da sua obra: “Um, Dois e Muitos”. Esta expressão permite compreender três regimes distintos de relação entre os elementos constituintes do mundo, o nosso horizonte de possibilidades: o indivíduo, o par e a comunidade, nas suas múltiplas declinações, da célula ao cosmos.
Os mapas, partituras ou instruções de uso que aqui se mostram propõem uma activação do espectador, também declinado enquanto “Um, Dois e Muitos”. A sua participação é determinante para a existência da obra – ela existe aí, quando o torna capaz: de sentir, de pensar, de agir. São propostas de exercício, tanto materiais quanto espirituais, para descobrir a capacidade de concentração, o conhecimento da natureza e as potencialidades do corpo: em movimento ou parado, dançando ou desenhando, no território ou no plano da folha. O palco é nosso. Em vez de nos deixar de fora e pretensamente seguros na margem, exige que nos lancemos à água, que entremos inteiros. Aqui, a redesenhar o horizonte em que nos movemos, a obra está em obra.
Paulo Pires do Vale
One, Two and Many
Exhibition
08 May to 01 July 2018
Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica, 56/58,
1250-102 Lisboa
This exhibition brings together works that Marta Wengorovius have done since 2012, in a continuous investigation around the issue of attention, orientation and mapping. Using very different media, the artist refers to a concept-sentence that can serve as an hermeneutical key of her work: One, Two and Many. This expression allows us to understand three different regimes of relation between the constituent elements of the world, our horizon of possibilities: the individual, the pair and the community, in its multiple declinations, from the cell to the cosmos.
The maps, scores or instructions for use that are shown here propose an activation of the spectator, also declined as one, two and many. His participation is decisive for the existence of the work – it exists there, when it makes him capable: of feeling, of thinking, of acting. This works are proposals for exercise, both material and spiritual, to discover the ability to concentrate, the knowledge of nature and the potentialities of the body: moving or standing, dancing or drawing, in the territory or in the paper sheet. The stage is ours. Instead of leaving us out and supposedly safe on the shore, it demands that we throw ourselves into the water, that we entire whole. Here, to redraw the horizon on which we move, the work is at work.
Paulo Pires do Vale
- + PT
-
Um, Dois e Muitos
Exposição
08 Maio até 1 Julho 2018
Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica, 56/58,
1250-102 LisboaNesta exposição reúnem-se obras que Marta Wengorovius realizou desde 2012, numa investigação continuada em redor da questão da atenção, da orientação e do mapeamento. Usando meios muito diferentes, a artista remete para uma frase-conceito que pode servir como chave hermenêutica da sua obra: “Um, Dois e Muitos”. Esta expressão permite compreender três regimes distintos de relação entre os elementos constituintes do mundo, o nosso horizonte de possibilidades: o indivíduo, o par e a comunidade, nas suas múltiplas declinações, da célula ao cosmos.
Os mapas, partituras ou instruções de uso que aqui se mostram propõem uma activação do espectador, também declinado enquanto “Um, Dois e Muitos”. A sua participação é determinante para a existência da obra – ela existe aí, quando o torna capaz: de sentir, de pensar, de agir. São propostas de exercício, tanto materiais quanto espirituais, para descobrir a capacidade de concentração, o conhecimento da natureza e as potencialidades do corpo: em movimento ou parado, dançando ou desenhando, no território ou no plano da folha. O palco é nosso. Em vez de nos deixar de fora e pretensamente seguros na margem, exige que nos lancemos à água, que entremos inteiros. Aqui, a redesenhar o horizonte em que nos movemos, a obra está em obra.
Paulo Pires do Vale
- + EN
-
One, Two and Many
Exhibition
08 May to 01 July 2018
Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica, 56/58,
1250-102 LisboaThis exhibition brings together works that Marta Wengorovius have done since 2012, in a continuous investigation around the issue of attention, orientation and mapping. Using very different media, the artist refers to a concept-sentence that can serve as an hermeneutical key of her work: One, Two and Many. This expression allows us to understand three different regimes of relation between the constituent elements of the world, our horizon of possibilities: the individual, the pair and the community, in its multiple declinations, from the cell to the cosmos.
The maps, scores or instructions for use that are shown here propose an activation of the spectator, also declined as one, two and many. His participation is decisive for the existence of the work – it exists there, when it makes him capable: of feeling, of thinking, of acting. This works are proposals for exercise, both material and spiritual, to discover the ability to concentrate, the knowledge of nature and the potentialities of the body: moving or standing, dancing or drawing, in the territory or in the paper sheet. The stage is ours. Instead of leaving us out and supposedly safe on the shore, it demands that we throw ourselves into the water, that we entire whole. Here, to redraw the horizon on which we move, the work is at work.
Paulo Pires do Vale