O título desta exposição remete-nos para uma acção, para um ensaio. Ensaio em duplo sentido. Por um lado, estas obras surgem após as acções Uso dos Olhos – série Objectos de errância – onde o uso destes objectos, assim como o seus ensaios e registos, por exigirem a vivência pessoal desses momentos, aproximaram a obra de uma experiência física das cores, na presença e no estudo da manifestação da natureza ao vivo, na observação das tintas do mundo .
Por outro lado, este título invoca também a impossibilidade de ensaiar o sol, ou melhor, o ocaso, onde cada momento é único e irrepetível. E são esses instantes que aqui pretendem estar sintetizados e incorporados na cor dos vidros e das telas, como podemos ler nas instruções da obra Ensaio sobre Sol #1:
Pode retirar os vidros da caixa e ver através destes.
Estará a segurar as cores que vi quando o sol se põe.
Uma a uma.
Aqui encontramos o registo físico da luz que é fragmentada em 9 vidros de cor diferente, que no seu todo constituem a obra Ensaio sobre Sol #1. Marta Wengorovius propõe, assim, a possibilidade de agarrar e transportar um espaço de cor. Tocar qualquer coisa que está para lá da representação e que metaforicamente a incorpora.
Agarrar um espaço-cor, como se pudéssemos ver através de um Rothko transparente.
The title of this exhibition brings us to an action for a test. Testing in two ways. On the one hand, these works come after the actions Use Eye – number of Objects of Errantry – where the use of these objects, as well as their trials and records, by requiring the personal perspective of those moments, brought the work of a physical experience of color in the presence and in the study of the manifestation of nature live at comment the paintthe world.
Moreover, this title also invokes the inability to test the sun, or rather the west, where every moment is unique and unrepeatable. And it is those moments that I wish to be synthesized and incorporated into the color of windows and screens, as we read the instructions of the work on Sun testing Ensaio sobre o Sol #1
You can remove the glasses of the box and see through these.
Will hold the colors I saw when the sun goes down.
One by one.
Here are the registration of physical light that is fragmented, 9 glasses of a different color, which as a whole are to work on Sun testing Ensaio sobre o Sol #1.
Marta Wengorovius therefore proposes to seize the opportunity and carry an area of color. Play something that is beyond the representation and that incorporates the metaphorically. Grab a space-color, as if we could see through a transparent Rothko.
- + PT
-
O título desta exposição remete-nos para uma acção, para um ensaio. Ensaio em duplo sentido. Por um lado, estas obras surgem após as acções Uso dos Olhos – série Objectos de errância – onde o uso destes objectos, assim como o seus ensaios e registos, por exigirem a vivência pessoal desses momentos, aproximaram a obra de uma experiência física das cores, na presença e no estudo da manifestação da natureza ao vivo, na observação das tintas do mundo .
Por outro lado, este título invoca também a impossibilidade de ensaiar o sol, ou melhor, o ocaso, onde cada momento é único e irrepetível. E são esses instantes que aqui pretendem estar sintetizados e incorporados na cor dos vidros e das telas, como podemos ler nas instruções da obra Ensaio sobre Sol #1:
Pode retirar os vidros da caixa e ver através destes.
Estará a segurar as cores que vi quando o sol se põe.
Uma a uma.Aqui encontramos o registo físico da luz que é fragmentada em 9 vidros de cor diferente, que no seu todo constituem a obra Ensaio sobre Sol #1. Marta Wengorovius propõe, assim, a possibilidade de agarrar e transportar um espaço de cor. Tocar qualquer coisa que está para lá da representação e que metaforicamente a incorpora.
Agarrar um espaço-cor, como se pudéssemos ver através de um Rothko transparente.
- + EN
-
The title of this exhibition brings us to an action for a test. Testing in two ways. On the one hand, these works come after the actions Use Eye – number of Objects of Errantry – where the use of these objects, as well as their trials and records, by requiring the personal perspective of those moments, brought the work of a physical experience of color in the presence and in the study of the manifestation of nature live at comment the paintthe world.
Moreover, this title also invokes the inability to test the sun, or rather the west, where every moment is unique and unrepeatable. And it is those moments that I wish to be synthesized and incorporated into the color of windows and screens, as we read the instructions of the work on Sun testing Ensaio sobre o Sol #1
You can remove the glasses of the box and see through these.
Will hold the colors I saw when the sun goes down.
One by one.Here are the registration of physical light that is fragmented, 9 glasses of a different color, which as a whole are to work on Sun testing Ensaio sobre o Sol #1.
Marta Wengorovius therefore proposes to seize the opportunity and carry an area of color. Play something that is beyond the representation and that incorporates the metaphorically. Grab a space-color, as if we could see through a transparent Rothko.